CÓDIGO DE ÉTICA

1. INTRODUÇÃO

1.1 A ética e a integridade norteiam desde sempre a KL ENGENHARIA no desenvolvimento de suas ações e de suas atividades, bem como nas relações com seus colaboradores, clientes, fornecedores, sociedade e governos.

1.2 Pensando em cada vez mais difundir entre os seus Diretores e Colaboradores a postura ética da empresa e, dessa forma, a KL ENGENHARIA ter cada vez mais a sua imagem de empresa sólida e confiável, está sendo criado este Código de Ética, onde nele estarão reunidas as diretrizes que devem ser observadas em nossas ações profissionais para atingirmos padrões éticos cada vez mais elevados no exercício de nossas atividades. Reflete ainda nossa identidade cultural e os compromissos que assumimos no mercado em que atuamos.

1.3 Este Código é dirigido a todos os diretores, colaboradores, terceirizados, contratados e comunidade da Empresa.

 

2. OBJETIVOS

2.1. Tratar as práticas de comportamento a serem observadas no exercício das atividades profissionais, sobretudo no que diz respeito à integridade, à clareza de posições e ao decoro, com vistas a motivar o respeito e a confiança entre os membros da equipe e do público em geral.

2.2. Ser uma referência, formal e institucional, para a conduta pessoal e profissional de todos os colaboradores da KL ENGENHARIA, de forma a tornarse um padrão de relacionamento interno e externo.

2.3 Fortalecer a imagem da KL ENGENHARIA junto a seu público de interesse.

 

3. PRINCÍPIOS ÉTICOS DA KL ENGENHARIA

3.1. A KL ENGENHARIA busca atingir níveis crescentes de competitividade e rentabilidade, com responsabilidade social, valorizando sempre os seus
colaboradores e clientes.

3.2. A KL ENGENHARIA possui um Sistema de Gestão Integrada, o qual se baseia nas normas da ISO 9.001, que busca a qualidade dos serviços prestados; a ISO 14.001 que se preocupa com a preservação do meioambiente e a OHSAS 18.001 que se preocupa com a saúde e segurança dos
seus trabalhadores. Dessa forma, busca a empresa tanto valorizar os seus colaboradores, priorizando às questões de saúde, segurança e preservação do meio-ambiente, bem como valorizar a qualidade do seu serviço, atendendo a legislação pertinente, as exigências internas e dos seus clientes.

3.3. A KL ENGENHARIA usa de diretrizes no seu trabalho diário, a legislação vigente pertinente, as exigências dos clientes, bem como o atendimento ao Manual do Sistema de Gestão Integrada, o qual trata de orientações gerais sobre a empresa, bem como traz ainda todos os procedimentos que devem ser utilizados pelos colaboradores, bem como as Instruções de Trabalho.

3.4. A honestidade, a dignidade, o respeito, a qualidade dos serviços, o cumprimento dos prazos estabelecidos, a lealdade, o decoro, o zelo, a eficácia, a transparência e a consciência dos princípios éticos são os valores maiores que orientam a relação da KL ENGENHARIA com seu público de interesse.

3.5. Deve haver respeito à privacidade dos seus funcionários, clientes e fornecedores.

3.6. Quanto a informação pessoais e funcionais, a KL ENGENHARIA:

3.6.1. garante que informações pessoais, inclusive médicas e sobre benefícios, são restritas ao próprio colaborador e ao pessoal responsável pela guarda, manutenção e tratamento dessas informações;

3.6.2 garante ao empregado acesso às suas informações funcionais;

3.6.3 manterá atualizados os dados pessoais de seus colaboradores.

3.7. As informações veiculadas interna ou externamente pela KL ENGENHARIA devem ser verdadeiras, visando uma relação de respeito e transparência com seu público de interesse.

3.8. A KL ENGENHARIA promove práticas de gestão que fortalecem a motivação, satisfação e comprometimento de seus colaboradores.

3.9. A KL ENGENHARIA não apoia nem promove a prática de fraudes de qualquer natureza.

3.10. A KL ENGENHARIA mantém com os Sindicatos uma relação de respeito e não pratica qualquer tipo de discriminação aos colaboradores, sindicalizados ou não.

3.11. A KL ENGENHARIA deve manter o bom relacionamento com todos os setores da Empresa, para proporcionar perfeita sinergia entre as áreas e
colaborar na execução eficaz de todas as atividades.

3.12. A KL ENGENHARIA deve respeitar as regras do direito autoral, citando corretamente a autoria e a responsabilidade técnica das soluções adotadas nos estudos, projetos e serviços executados, não revisando ou alterando serviços realizados por terceiros, sem consulta prévia aos autores originais.

3.13 A KL ENGENHARIA só pode utilizar software originais, com as licenças devidamente registradas.

3.14 Os colaboradores devem se sentir livres para fazer sugestões e reclamações que possam se reverter em benefícios para a Empresa.

3.15 A KL ENGENHARIA deve selecionar os seus colaboradores independentemente da raça, cor, sexo, preferência sexual, credo ou religião, deficiência física e classe social. Toda a equipe deve ter acesso às mesmas oportunidades.

 

4. PRINCÍPIOS ÉTICOS FUNCIONAIS

4.1. Todos os diretores, colaboradores e contratados devem estar engajados na busca permanente da eficiência no atendimento a clientes e usuários de serviços, bem como devem colaborar para manter a imagem da KL ENGENHARIA junto ao público: honestidade, integridade, seriedade, solidez, confiabilidade, cordialidade, responsabilidade, qualidade dos serviços e cumprimento dos prazos estabelecidos.

4.2 A conduta pessoal de todos que trabalham na KL ENGENHARIA deve se pautar em princípios de respeito à dignidade humana e à boa convivência social, caracterizada por integração e harmonia. A discriminação relativa à profissão, ao cargo ou à hierarquia não é admitida.

4.3 Na realização das respectivas atividades, os colaboradores devem utilizar as técnicas e os métodos mais atualizados e consistentes, de forma a otimizar os resultados.

4.4 No exercício do cargo ou da função, a equipe deve assumir a integral responsabilidade pelos atos praticados.

4.5 Cada indivíduo deve contribuir para manter os locais de trabalho seguro e saudável cumprindo as exigências legais e as normas internas referentes ao Sistema de Gestão Integrada da empresa.

4.6 Os colaboradores que utilizam o correio eletrônico devem usá-lo para assuntos pertinentes ao seu trabalho, cuidando sempre da segurança da informação e não disseminando mensagens que possuam conteúdos ilegais, pornográficos, racistas e de cunho religioso ou político.

4.7 É terminantemente proibido aos funcionários da KL ENGENHARIA: 4.7.1 O uso de drogas ou de álcool no ambiente de trabalho;

4.7.2 Utilizar bens ou serviços da Empresa em benefício próprio ou de outros;

4.7.3 Utilizar informações da empresa a que tenha acesso em decorrência de sua atribuição ou função, a fim de obter vantagem pessoal, para parentes ou
terceiros;

4.7.4 Revelar segredos comerciais, informações confidenciais ou privativas da Empresa a outros funcionários ou pessoas externas, a não ser no desenvolvimento dos negócios da KL ENGENHARIA, ainda que após o término do contrato de trabalho;

4.7.5 Sonegar à Empresa informações úteis obtidas no desempenho do cargo ou da função;

4.7.6 Utilizar, de forma imprópria, a identidade corporativa da Empresa, personificada pelo logotipo, marcas registradas e marcas de serviço da KL ENGENHARIA;

4.7.7 Instalar qualquer tipo de software e/ou aplicativos sem a prévia autorização da KL ENGENHARIA;

4.7.8 Enviar e receber mensagens ou qualquer outro procedimento que não atenda as necessidades de trabalho e interesses da KL ENGENHARIA;

4.7.9 Compartilhar sua senha de acesso com outros colaboradores da empresa;

4.7.10 Envolver-se em qualquer atividade que seja de interesse conflitante com os negócios da KL ENGENHARIA;

4.7.11 Manter relações comerciais privadas com clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes da KL ENGENHARIA nas quais venham a obter privilégios pessoais em razão de cargo ou função ocupado;

4.7.12 Pleitear, solicitar, provocar, sugerir, oferecer ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação, presente ou vantagem de qualquer espécie, para si, seus familiares ou qualquer outra pessoa, para o exercício de suas atividades profissionais ou para influenciar outro colega para o mesmo fim;

4.7.13 Aceitar presentes de clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes, excetuando-se os brindes claramente identificados e sem valor comercial.

4.8 É dever de todo colaborador da KL ENGENHARIA:

4.8.1 Manter sigilo e confidencialidade de conteúdos de cunho restrito à Empresa, não utilizando informações sobre a empresa que não forem de conhecimento público, seja em benefício próprio ou de outros;

4.8.2 Buscar a integração e o desenvolvimento de trabalhos em equipe;

4.8.3 Preservar, no exercício de suas atividades, o patrimônio da empresa, ou seja, equipamentos, materiais, informações tecnológicas e estratégicas e facilidades operacionais;

4.8.4 Utilizar-se na execução de suas atividades das normas do Sistema de Gestão Integrada da Empresa, buscando sempre a qualidade dos serviços, a preservação do meio ambiente e a preocupação com a sua saúde e segurança do trabalho;

4.8.5 Comprometer-se a ter dedicação exclusiva e não prestar serviços análogos às atividades da KL ENGENHARIA, paralelos a qualquer outra empresa, mesmo em suas horas e/ou dias de folga, lazer ou descanso, salvo atividades acadêmicas informadas a empresa;

4.8.6 Os funcionários devem realizar os Exames Médicos Periódicos e os exames complementares nos prazos solicitados pela empresa;

4.8.7 Informar, imediatamente, ao superior imediato, qualquer ação que esteja ou possa estar em conflito com as orientações do presente documento.

 

5. RELAÇÃO DA KL COM A COMUNIDADE:

5.1 A KL ENGENHARIA procura apoiar as ações voltadas para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento local, regional e nacional, em especial aquelas direcionadas para a melhoria das condições de vida das comunidades onde tem atividades.

5.2 A KL ENGENHARIA sempre que vai iniciar uma obra que irá acarretar algum impacto para a comunidade, preocupase em contratar uma equipe de profissionais de áreas sociais, a qual irá conversar e esclarecer as dúvidas com a comunidade local.

5.3 A KL ENGENHARIA, sempre que possível, trará para os seus colaboradores informações e esclarecimentos sobre campanhas que o Governo está fazendo, buscando, dessa forma, participar e contribuir para as ações governamentais que irão agregar e ajudar os seus colaboradores.

5.4 Os colaboradores da empresa sabem que não devem aceitar pleitos e não devem provocar ou sugerir nenhum tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação, presente ou vantagem pessoal de qualquer espécie aos representantes de clientes em troca de facilidades para o exercício de suas atividades profissionais ou empresariais.

5.4.1 Os colaboradores estão cientes que o descumprimento desta diretriz ética pode acarretar as punições previstas em lei.

5.5. A KL ENGENHARIA acredita que a boa conduta ética promove o desenvolvimento tanto da empresa, como do País.

 

6. RELAÇÃO DA KL COM O PODER PÚBLICO

6.1. Os colaboradores da KL ENGENHARIA são proibidos de ofertar, sugerir, dar ou incentivar o recebimento de qualquer forma de pagamento, prêmio ou bonificação a qualquer agente público cuja atuação tenha relação com a atividade profissional da Empresa ou, que, por qualquer meio, possa gerar prejuízo à Administração Pública, nacional ou estrangeira.

6.2. Os colaboradores da Empresa, em suas relações com o poder público, observarão os preceitos legais aplicáveis às suas condutas profissionais, pautando-se pelos preceitos de integridade constantes em quaisquer normas que visem combater a corrupção, notadamente a Lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013, e o Decreto nº 8.420, de 18 de março de 2015.

6.3. Em sua política de integridade e na adoção dos programas internos de compliance, a KL ENGENHARIA adota as premissas estabelecidas no art. 41 do Decreto nº 8.420/2015.

 

7. RELAÇÃO DA KL COM A SOCIEDADE

7.1. A KL ENGENHARIA e os seus colaboradores devem tratar parceiros, fornecedores e concorrentes de maneira respeitosa e cordial, procurando aperfeiçoar os processos de comunicação e de relacionamento.

7.2. Em sua relação com os fornecedores:

7.2.1. A empresa tem obrigação de manter negociações constantes, abertas e claras com os fornecedores;

7.2.2. Em situações conflituosas com o fornecedor, a KL ENGENHARIA mantém o respeito e a honestidade sempre;

7.2.3. A Empresa cumpre com as obrigações contratuais, préestabelecidas com os seus fornecedores;

7.2.4. São condições prioritárias e inafastáveis para a KL ENGENHARIA que seus parceiros comerciais e fornecedores não utilizem mão-de-obra infantil; e que respeitem o meio ambiente e as normas e saúde e segurança do trabalho;

7.2.5. O critério das decisões de compra deve levar em consideração a qualidade, preço e prazo dos fornecedores. É obrigatório realizar cotações com 3 fornecedores distintos com o fim de se avaliar os requisitos acima exigidos. Toda compra ou alteração de contrato deve ser efetuada somente com autorização da diretoria competente;

7.2.6. Todo fornecedor antes de contratar com a KL ENGENHARIA deve ser cadastrado e atender as exigências ditadas pela empresa, bem como pela legislação. Bimestralmente esses fornecedores são avaliados e, caso possuam duas não-conformidades seguidas ou três em períodos diferentes, serão desclassificados. Semestralmente, essa avaliação servirá de base para fecharmos o Indicador dos fornecedores.

7.3. Em sua relação com os Clientes:

7.3.1. A Empresa tem como princípio a obrigação ética de fornecer serviços produzidos conforme especificação técnica e legislações pertinentes;

7.3.2. A KL ENGENHARIA tem dentro de sua política de gestão integrada, política essa disseminada entre todos os colaboradores, a busca contínua pela
satisfação do cliente;

7.3.3. Semestralmente, a empresa deve enviar um questionário para os seus clientes, com o intuito de avaliar vários itens do seu trabalho e corrigir possíveis falhas que estejam ocorrendo. Este questionário faz parte de um Indicador do nosso Sistema de Gestão Integrada, que é o Indicador de Satisfação do Cliente;

7.3.4. A KL ENGENHARIA, como forma de preservar o cuidado com a qualidade dos seus serviços e, dessa forma, manter a satisfação dos seus clientes, semestralmente, deve medir também os Indicadores de Cumprimento dos Prazos e Conformidade dos Produtos;

7.3.5. A KL ENGENHARIA deve manter o respeito ao cliente através da qualidade do serviço apresentado, bem como realizando a entrega dentro do
prazo previamente estabelecido;

7.3.6. A KL ENGENHARIA condena toda espécie de “propaganda enganosa”, ou seja, a falsidade a respeito dos serviços da Empresa.

7.4. Em sua relação com os concorrentes:

7.4.1. A relação com os concorrentes deve, sempre, respeitar o princípio ético de se estabelecer por meio da competência e da qualidade dos serviços. Práticas de difamação, disseminação de inverdades, divulgação de maledicências, sabotagens, espionagem, contratação de funcionários de concorrentes para obtenção de informações privilegiadas, roubo de documentos e outros atos  ilícitos e antiéticos não são admitidos.

 

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. Os Diretores detêm a responsabilidade primária de monitorar e investigar, diretamente ou por delegação, o cumprimento do “Código de Ética da KL Serviços de Engenharia S.A”, assim como os dispositivos legais desse Código.

8.2. No caso de dúvidas, ou não havendo segurança de que algum ato possa constituir violação, deve ser contatada a coordenação imediata.

8.3. O não-cumprimento de qualquer dispositivo do “Código de Ética da KL Serviços de Engenharia S.A” sujeita o infrator a medidas disciplinares, sendo que o infrator e as pessoas envolvidas estarão sujeitas, ainda, aos procedimentos legais cabíveis.

8.4. Dependendo do caso, a Kl Engenharia tem a obrigação legal ou ética de levar as violações ao conhecimento das autoridades competentes.

8.5. Este Código aplica-se a todos os acionistas, diretores, colaboradores e contratados da KL Engenharia. Entretanto, cabe somente à Diretoria alterar, excluir ou acrescentar quaisquer itens nesse Código.

8.6. O presente “Código de Ética da KL Serviços de Engenharia S.A” foi aprovado pela diretoria da KL Engenharia e entrará em vigor no dia 21 de março de 2016.

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