Grupo-2.png



Assim como as organizações têm sistemas para gerenciar finanças, pessoal, saúde e segurança, é fundamental que elas tenham também um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para gerenciar questões ambientais e refletir os regulamentos e a legislação que se aplicam à sua organização específica.

Mas para que serve e qual a real importância de um SGA em uma empresa?

O SGA gerencia as preocupações ambientais implementando políticas com objetivos e metas ambientais claras e planejando estratégias para garantir que instituições empresariais estejam em conformidade com as legislações. 

Sendo assim, para que o SGA identifique com sucesso as medidas necessárias a serem tomadas, a organização deve ter clareza sobre todos os diferentes aspectos de seu impacto ambiental. 

Veja abaixo os principais princípios de um SGA recomendados pela ISO 14001:

  • Política ambiental

Esse primeiro princípio é uma característica importante de um SGA, pois é essa política que define a abordagem da organização para a gestão de questões ambientais e fornece uma indicação de como estabelecer objetivos e metas ambientais.

  • Planejamento

Depois que uma política ambiental é escrita, o primeiro estágio de um SGA é realizar um planejamento eficaz. Nessa etapa,  a organização deve ter clareza sobre todos os diferentes aspectos de seu impacto ambiental, como: emissões de resíduos poluentes para terra, ar e água; consumo de energia e efeitos em toda a comunidade local.

Um planejamento eficaz deve incluir tanto a referência aos objetivos delineados na política da empresa quanto uma compreensão detalhada dos requisitos legais.

  • Implementação e operação

Para implementar o SGA, deve haver responsabilidades atribuídas a indivíduos ou grupos. Aliás, um treinamento também deve ser fornecido e boas comunicações devem ser implementadas com documentação. Além disso, é importante que a empresa considere o procedimento para emergências ambientais e planeje sua resposta de acordo com ela.

  • Verificação

Nessa fase, a empresa deve monitorar e medir a implementação do SGA, identificando, assim, se as principais características e atividades do processo estão de acordo com os objetivos e metas. Após uma auditoria do SGA, depois dessas verificações, devem ser tomadas medidas para resolver quaisquer problemas.

  • Revisão de gestão 

Nessa última etapa, o grupo responsável pelo planejamento e desenvolvimento das atividades deve revisar o SGA e tomar medidas se forem necessárias mudanças na política, nos objetivos e/ou nas metas ambientais. Isso resultará em melhoria contínua no desempenho ambiental do processo em questão.

Portanto, podemos observar a importância de um Sistema de Gestão Ambiental para uma empresa, pois ter um SGA eficaz ajudará as empresas a reduzirem seu impacto no meio ambiente, além de melhorar a saúde e a segurança dos funcionários e da comunidade.

Aliás, os colaboradores devem também ter acesso a todas as preocupações ambientais relacionadas com a sua profissão, pois, com isso, compreenderão a importância da conscientização ambiental e das ações individuais dentro e fora da empresa.

Inclusive, além de grandes oportunidades de negócio dentro de um mercado competitivo, a adoção de um SGA também se destaca por oferecer outros benefícios:

  • Melhoria na imagem da empresa;
  • Redução de riscos e acidentes ambientais;
  • Redução de gastos desnecessários;
  • Cumprimento da legislação ambiental;
  • Competitividade internacional;
  • Possibilidade de obter melhores financiamentos.

Dessa forma, ao reconhecer a importância da qualidade ambiental na gestão de uma empresa, o empresário não só garante a melhoria do meio ambiente e da população, mas também garante sua competitividade em um mercado altamente globalizado, em que a certificação ambiental é vista como uma segurança de que aquela marca tem um resultado bem-sucedido no âmbito da gestão ambiental.