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Manter a empresa organizada, limpa e com um ambiente de trabalho harmonioso é essencial para qualquer negócio. Por isso, empresas de todos os portes e setores já entendem a importância da qualidade em seus processos. 

Desse modo, na construção civil, isso não seria diferente, inclusive, nesse setor, é primordial a implantação de novas ferramentas e tecnologias, uma vez que todo projeto ou pesquisa a ser implantado necessita de muito conhecimento e estudo para que seja possível dar início aos testes de implementação, o qual deve ser utilizado e entendido por toda a equipe para que se chegue ao resultado final com eficácia. Afinal, nessa área de trabalho, uma falha de planejamento ou construção pode significar a perda de vidas. Portanto, o custo da qualidade deve ser considerado um investimento, não uma despesa.

Sendo assim, este artigo aborda a implementação de uma ferramenta denominada 5S, que tem como principal objetivo melhorar os serviços em diversas áreas da construção civil, e uma vez implementado no canteiro de obras, o 5S torna-se uma realidade que apresentará uma melhoria tanto para a empresa quanto para o cliente.

O que é e como implementar o 5S?

O 5S surgiu no Japão após a Segunda Guerra Mundial. A filosofia de serviço de excelência está inteiramente relacionada ao objetivo de reconstruir países devastados pela guerra. 

Kaoru Ishikawa desenvolveu o 5S nos países orientais na década de 1950, que são os primeiros passos para implementar a metodologia Lean Construction (otimização de processos que consiste na entrega de um produto final de qualidade). Segundo MARSHALL (2005), existem, atualmente, diversas versões e contribuições à filosofia original, mediante o acréscimo de outros S e interpretações diversas, que, porém, mantêm a coerência com os princípios básicos.

Desse modo, a metodologia Lean Construction está embasada em premissas do Sistema Toyota de Produção – adaptando as práticas de manufatura ao setor da construção civil. 

Koskela (1992) estabeleceu onze princípios para o Lean Construction, que são: redução de atividades que não agregam valor; adição de valor ao cliente; redução da variabilidade; redução do tempo de ciclo; redução do número de passos ou partes; aumento da flexibilidade; aumento da transparência do processo; controle do processo global; melhoria contínua; melhoria nos fluxos e benchmarking

Para a implantação do Lean Construction, é necessária a utilização de algumas ferramentas, práticas e programas, como o Programa 5S; o Kanban; o 5W2H; Gerenciamento Visual, entre outros. Como o enfoque dessa pesquisa será na implantação de um Programa 5S, apresentamos, a seguir, as etapas para a implementação desse programa.

1. SEIRI – SENSO DE UTILIZAÇÃO

 O Seiri é a primeira fase do programa 5S e tem a finalidade de reduzir desperdícios e manter o local de trabalho organizado. É necessário descartar tudo que não tem utilidade, assim se ganha espaço na empresa e melhora a utilização do ambiente de trabalho.

2. SEITON – SENSO DE ORGANIZAÇÃO

O Seiton é a segunda fase do programa 5S e tem a finalidade de colocar tudo em ordem. Para isso, é necessário fazer divisões de armazenamento conforme as necessidades da empresa, a melhor maneira é separar os itens por ordem de uso, daquilo que é mais utilizado até o que é menos utilizado. A forma de separação dependerá do volume de itens a serem armazenados. Dessa forma, todos na empresa terão facilidade de encontrar o que precisam.

3. SEISO – SENSO DE LIMPEZA 

O Seiso é a terceira fase do programa 5S e tem a finalidade de eliminar toda a sujeira. É necessário estabelecer uma rotina de limpeza periódica, definindo setores da empresa para ficarem responsáveis pela limpeza de determinada área, isso estimula a equipe a manter tudo limpo. Dessa forma, a sujeira não se acumula, e o ambiente de trabalho torna-se mais saudável e agradável para todos. 

4. SEIKETSU – SENSO DE PADRONIZAÇÃO 

O Seiketsu é a quarta fase do programa 5S e tem a finalidade de padronizar todos os processos da empresa. Para inserir uma cultura na rotina da equipe, é essencial criar padrões. É necessário criar rotinas, procedimentos, regras, normas, tudo que torne determinado “padrão de comportamento” comum na empresa. Dessa forma, manter o ambiente limpo e organizado torna-se natural. 

5. SHITSUKE – SENSO DE DISCIPLINA 

O Shitsuke é a última fase do programa 5S e tem a finalidade de disciplinar a equipe, fazendo uma gestão para que todas as etapas do 5S sejam seguidas e respeitadas. Para isso, deve haver boa comunicação interna, além de aplicar auditorias e buscar certificações que trazem benefícios à empresa e estimulam a equipe a executar as suas funções e seguir os padrões.

Portanto, para que os 5S sejam colocados em prática, as pessoas precisam estar integradas no programa e cumprir os objetivos propostos. Porém, não adianta somente implantar o programa, sendo que o desafio é conseguir mantê-lo, pois ele envolve uma mudança de cultura, intervindo no comportamento e costumes até então mantidos pelos funcionários da organização.

Quais os benefícios da implantação da ferramenta 5S na construção civil?

Ao longo dos anos, o conceito de qualidade total se espalhou pelo mundo e diversos padrões de qualidade foram desenvolvidos, como a ISO 9001. As empresas que atendem aos requisitos Lean são certificadas, o que as diferencia de seus concorrentes. No Brasil, a ISO 9001 é regulamentada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é responsável pelas normas e padrões de diversos departamentos. Entre as exigências da norma estão o mapeamento de processos, a política de qualidade, o planejamento do sistema de gestão e a realização da auditoria interna. O sistema de gestão 5S garante que vários desses pontos sejam atendidos, pois ele é uma ferramenta do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que busca a qualidade total. 

Para garantir a certificação, é preciso implementar a norma ISO 9001 em toda a empresa. Essa norma está adequada à filosofia do ciclo PDCA, de melhoria contínua, que garante melhorias significativas para a organização, como o aumento da produtividade e da segurança no trabalho, redução de custos e aumento da lucratividade, melhoria do clima organizacional e retenção de talentos, além de evitar a estagnação. 

Sendo assim, antes de iniciar qualquer atividade, deve-se primeiramente planejar todo o processo para depois dedicar, fazer. Durante a execução, a checagem deve ser realizada para que se cumpra o objetivo. Havendo falhas, toma-se uma ação, ou seja, refazer o planejamento para se alcançar o desejado. P (Plan) – Planejar D (Do) – Fazer C (Check) – Checar A (Action) – Ação. 

Segundo MONTGOMERY et. al (2003), a qualidade pode ser determinada por meio da interação. A qualidade do projeto seria dada nos diferentes graus ou níveis de desempenho, de confiabilidade, de serviço e de função que são resultados de decisões deliberadas de engenharia e gerência. 

Desse modo, observa-se que qualidade não se trata apenas de superar as expectativas do cliente em relação ao produto final, mas também dos processos internos da empresa, que também afetam os funcionários. Portanto, para alcançar a qualidade da construção civil, além da implementação do plano 5S, outras medidas podem ser tomadas. Investir em tecnologia, utilizar matérias-primas de qualidade e recrutar profissionais qualificados são algumas das formas de conseguir essa excelência.

Referência
ASSIS, Mayra. Implantação da Ferramenta 5S na Construção Civil. Rio Grande do Norte. Artigo científico. Faculdade Única de Ipatinga – Instituto Prominas. Maio, 2021.