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No cenário atual, por causa da competitividade e exigências que estão em constante aumento, o mercado está cada vez mais rigoroso. Por esse motivo, ele precisa estar em constante inovação. Dessa maneira, não seria diferente no setor de construção civil. Portanto, nessa realidade, evidencia-se a necessidade de uma meticulosa implementação de ações dentro da chamada cultura de segurança do trabalho.

Cultura de segurança

Os acidentes de trabalho representam um problema bastante preocupante no Brasil. De acordo com o Ministério do Trabalho Público, o País ocupa o quarto lugar no mundo em acidentes de trabalho. Sendo assim, esse índice demonstra que a maioria das empresas brasileiras ainda não possui um Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho (SGST) eficaz para compor sua estrutura organizacional, fato que se reflete no grande número de acidentes de trabalho que ainda ocorrem ano após ano.

Com objetivo de reverter esse quadro adverso, surge a cultura de segurança, expressão que foi utilizada pela primeira vez no relatório técnico sobre o acidente na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, na década de 1980, colocando-a como uma ação prioritária dos trabalhadores e das organizações. 

Desse modo, a cultura de segurança, conjunto de conceitos que procura aliar qualidade, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, de um modo amplo, tem o objetivo de promover ações rotineiras que previnam todos os colaboradores de qualquer risco que a ocupação e o ambiente possam vir a fornecer, envolvendo todos os níveis hierárquicos de uma organização.

Mas como melhorar a cultura de segurança do trabalho?

Norma social

Podemos chamar de norma social todo o conjunto formado pelas maneiras de agir que são convencionadas como adequadas dentro de uma dada sociedade.

Sendo assim, criar e melhorar uma cultura de segurança no local de trabalho exige compromisso em equipe e uma atitude positiva de todos para aprender com os indicadores de condições inseguras. Desse modo, um programa de segurança baseado em comportamento é projetado para garantir que todos em uma organização estejam adotando as melhores práticas no local de trabalho. 

No entanto, a definição e os objetivos de uma cultura de segurança podem ser específicos para cada tipo de negócio, embora alguns elementos-chave sejam comuns em todas as categorias. Assim, os valores culturais presentes em uma organização podem se tornar uma barreira ou impedimento significativo para as mudanças necessárias para implementar o SGST. Portanto, entender a maturidade da cultura de segurança existente de uma empresa é fundamental para planejar mudanças, se necessário.

Veja a seguir itens primordiais para uma melhor performance na cultura de segurança do trabalho.

  • Fornecimento de EPI, adequado para cada tipo de atividade;
  • Capacitar os colaboradores, quanto ao uso correto, guarda e conservação do EPI;
  •  Exigir o uso correto do EPI;
  •  Investir em EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva);
  •  Adotar procedimentos seguros para realização das atividades;
  •  Ajudar a empresa a encontrar os perigos e riscos presentes nos ambientes de trabalho;
  •  Investir em cursos de capacitações, voltados para a Prevenção de Acidentes de Trabalho;
  • Compromisso de liderança: os líderes devem viver a segurança, de modo que os colaboradores vejam que eles estão firmemente comprometidos com a segurança;
  • Estrutura adequada: essa é vital para suportar os comportamentos seguros;
  • Processos e ações: são as ações que a organização realiza regularmente para melhorar seu desempenho, incluindo observações de segurança, aprendizagem com os incidentes etc.

De acordo com essa visão, o processo pré-acidente no ambiente organizacional envolve interações entre fatores grupais, organizacionais e ambientais, e não apenas aspectos pessoais ou técnicos. Essa abordagem desvia-se da visão de interpretar os acidentes como resultado de indivíduos ou simplesmente de fatores situacionais. 

Portanto, compreender o poder da cultura de segurança do trabalho em uma organização é importante para perceber e prevenir acidentes, assim como a importância de entender como funciona a cultura atual e, a partir daí, incluir práticas e ferramentas de segurança adequadas. Isso significa que os profissionais de segurança do trabalho precisam conhecer como a empresa resolve problemas, como lida com a negatividade dos funcionários e como se posiciona quando se trata de risco.

Diante disso, é importante que os gestores vejam a área de segurança como uma parceira, interligada em todas as áreas e departamentos para garantir a saúde e a integridade física de todos os colaboradores que compõem a empresa e adotar as medidas necessárias para o sucesso desse sistema. 

Referência

ASSIS, Mayra.O Poder da Cultura de Segurança do Trabalho. Rio Grande do Norte.