Grupo-2.png



Com o avanço da tecnologia, o setor da engenharia precisava investir também em métodos que fossem capazes de aprimorar o ato de projetar. Desse modo, o Building Information Modeling (BIM) foi criado.

Mas, você, engenheiro, já ouviu falar do BIM?

Basicamente, o Bim é uma ferramenta que apresenta um conjunto de informações sobre uma edificação, ou seja, é como fosse uma maquete virtual, representando uma edificação com riqueza de detalhes.

Sendo assim, a partir desse modelo virtual, podem ser simuladas diferentes situações, mudanças de projetos, orçamentos etc. Além disso, o BIM fornece uma representação 3D do projeto, auxiliando todos os envolvidos no desenvolvimento do projeto, inclusive o cliente, que poderá visualizar diferentes ângulos do que será construído antes da execução do projeto.

Dadas essas características, é fácil detectar incompatibilidades e conflitos entre os vários elementos que compõem o empreendimento, clarificando a interdependência que existe entre instalações estruturais, arquitetônicas, elétricas ou hidráulicas. Dessa maneira, os profissionais responsáveis por projetos desse nicho conseguirão realizar com mais perfeição cada etapa do projeto.

No Brasil, o órgão responsável pelo desenvolvimento da regulamentação do BIM é a Comissão de Estudos Especiais n.º 134, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Qual a importância do BIM para a Engenharia?

Elaborar um projeto com alto nível de integração e coordenação, para que sejam evitadas informações redundantes e conflituosas, ou até mesmo erros que acarretam atrasos e prejuízos, é o objetivo do BIM dentro da engenharia, evitando problemas, como:

  • a fragmentação das etapas do projeto, identificação tardia de interferências entre projeto arquitetônico e projetos complementares;
  • o desperdício de materiais e retrabalho;
  • economia de custos da produção;
  • melhoria na qualidade dos produtos finais.

Dessa forma, observa-se que a ideia de criar algo virtualmente mais detalhado, antes de construí-lo, tem muitas vantagens, porém, é importante ter ciência que ainda há obstáculos a serem superados para uso dessa novidade, principalmente do ponto de vista financeiro, pois sua implantação envolve licenciamento de software, uso de equipamentos de alta tecnologia e treinamento de equipe.

Além disso, como acontece com qualquer inovação, a abordagem deve ser compreendida com antecedência para obter o máximo benefício, esclarecer metas e alinhar as expectativas de contratante e contratados. Portanto, é muito importante encontrar consultores profissionais de implantação e implementação do BIM.

A KL Engenharia já utiliza o BIM em seus projetos e acredita que a inovação faz parte do processo contínuo de aprendizagem e desempenho. A incorporação de novas tecnologias ao processo produtivo do trabalho ajuda a elevar a qualidade dos produtos gerados, desde a concepção dos projetos até a construção e operação.