As Olimpíadas de 2024, em Paris, já começaram, e não tem como não se empolgar com o que vem por aí: aquelas memórias incríveis de ver atletas superando limites, e o mundo unido em celebração. Porém, além de todo esse espetáculo esportivo, a “Cidade Luz” está brilhando em outro quesito também: a sustentabilidade.
A cidade-sede das Olimpíadas de 2024 foi escolhida em 2017, durante a 130ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, em Lima, no Peru. Desde o anúncio, Paris se comprometeu a tornar esse evento o mais sustentável da história. Para isso, várias iniciativas foram tomadas para garantir esse feito.
E aí você se pergunta: “Mas o que isso tem a ver com a Engenharia?”.
Tudo! São as inovações da Engenharia, essa magia dos cálculos, projetos e execuções, que estão tornando possível transformar Paris em um exemplo de requalificação urbana, Engenharia e arquitetura.
Por isso, no blog de hoje, vamos conferir algumas dessas principais inovações da Engenharia nos jogos em Paris e sua importância para o mundo.
As inovações da Engenharia nas Olimpíadas de 2024
1. Assentos Sustentáveis
Uma das principais iniciativas de sustentabilidade das Olimpíadas de 2024 é o uso de 11 mil assentos sustentáveis nos estádios, todos feitos de garrafas plásticas recicladas. Cerca de 100 toneladas de plástico foram coletadas, limpas, derretidas e moldadas pela empresa Le Pave para criar os novos assentos.
Aqui, temos a presença das inovações da Engenharia de Materiais. Esse campo da Engenharia é importante para o desenvolvimento de soluções sustentáveis, transformando resíduos plásticos em produtos úteis e de alta qualidade. O processo de reciclagem utilizado pela Le Pave é um excelente exemplo de como a Engenharia, ciência e tecnologia podem se unir para reduzir o impacto ambiental.
2. Tecnologia de Construção Modular
Ao contrário de outras edições dos Jogos Olímpicos, Paris optou por reduzir custos e o impacto ambiental das Olimpíadas de 2024 usando a Engenharia da construção modular. Estruturas modulares permitem montagem e desmontagem rápidas, garantindo uso eficiente dos recursos, como reutilizar espaços já existentes na cidade.
Aqui, temos a Engenharia Civil demonstrando sua capacidade de inovação e sustentabilidade. Esse método de construção é altamente eficiente, reduzindo significativamente a pegada de carbono associada à construção tradicional. Além disso, a flexibilidade das estruturas modulares permite que elas sejam reutilizadas para futuros projetos.
3. Mobilidade e Transporte Inteligente
Para as Olimpíadas de 2024, a cidade de Paris também melhorou seu sistema de transporte público com veículos elétricos e autônomos, além de expandir ciclovias, reduzindo o trânsito e a poluição durante os jogos, reduzindo, assim, as emissões de gases de efeito estufa.
Nesse contexto, a Engenharia de Transportes foi fundamental no desenvolvimento e implementação de sistemas de mobilidade sustentável para os Jogos Olímpicos de 2024, pois envolve o planejamento urbano, a integração de tecnologias emergentes e a gestão eficiente do tráfego.
4. Centro Aquático Saint-Denis
O Centro Aquático Saint-Denis é o único edifício construído especificamente para as Olimpíadas de 2024 em Paris. E o que o torna tão especial é o uso de materiais naturais e reciclados em sua construção.
Com uma estrutura de madeira e painéis fotovoltaicos, depois do evento, ele será um dos maiores parques solares da Europa, inclusive, os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão sendo alimentados 100% por fontes de energia renováveis.
E isso só foi possível graças à aplicação da Engenharia Civil Sustentável, uma abordagem que visa reduzir o impacto ambiental da construção civil, minimizando o uso de recursos naturais e energéticos.
5. Instalações Sustentáveis para Atletas
As vilas olímpicas, das Olimpíadas de 2024, foram projetadas com foco no bem-estar dos atletas e do meio ambiente, e, após o evento, irão se transformar em um bairro sustentável. O complexo incluirá casas, escolas, um hotel e áreas verdes, todas alimentadas por energia geotérmica e solar.
O design e a funcionalidade dos espaços ficaram a cargo da Engenharia Arquitetônica, enquanto a Engenharia Ambiental e de Materiais garantiram o uso de energia limpa e materiais reciclados. Os móveis, como as camas dos atletas, são feitos de materiais reciclados.
6. Alimentação Inteligente
O menu das Olimpíadas de 2024 foi cuidadosamente elaborado para ser mais ecológico. Por isso, a maioria dos ingredientes utilizados estão sendo produzidos localmente, além dos alimentos serem 60% à base de plantas. Esse tipo de iniciativa promove a agricultura francesa e se alinha com as tendências globais de dietas sustentáveis.
Nessa ocasião, a Engenharia Agronômica e Sustentável ganha destaque mostrando a importância de práticas agrícolas inovadoras e responsáveis.
A grande lição das Olimpíadas de 2024
As Olimpíadas de Paris 2024 abrem caminho para novos padrões de sustentabilidade e inovação no campo das Engenharias, elevando o padrão dos jogos e inspirando novos padrões de arquitetura e Engenharia para futuros eventos de grande porte.
Além disso, os impactos pós-Olimpíadas de Paris 2024 têm também o potencial de gerar benefícios significativos em termos econômicos, sociais, culturais e turísticos para a cidade, dependendo, é claro, de como o legado do evento será aproveitado para continuar a promover práticas sustentáveis.
Portanto, essa combinação de sustentabilidade, tecnologia e inovação promete fazer das Olimpíadas de 2024 o evento mais avançado e eco-friendly da história, oferecendo uma grande lição e inspiração para outras cidades adotarem o mesmo caminho.
KL Engenharia e sustentabilidade
Aqui, na Kl Engenharia, também levamos a sustentabilidade a sério e nos empenhamos em oferecer as melhores soluções ambientais para os projetos de nossos clientes. Acreditamos que, assim como nas Olimpíadas 2024, nossas práticas devem refletir um compromisso profundo com o meio ambiente e a busca de inovações para uma Engenharia cada vez mais sustentável.
Nossa empresa desenvolve estudos e programas, como:
- EIA/RIMA;
- Educação Ambiental;
- Estudos Arqueológicos;
- Programas Sociais e muito mais.
Investimos em tudo isso para garantir que os projetos de nossos clientes sejam não só eficientes, mas também sustentáveis, respeitando a biodiversidade de nosso planeta. Além disso, gerenciamos usinas de energia renovável e auxiliamos empresas em leilões de energia e mercado livre, promovendo um futuro mais verde e responsável.
Gostou do conteúdo? Compartilhe.