Grupo-2.png



No setor de construção, a tecnologia BIM, sem dúvida, veio para ficar e, eventualmente, será adotada como prática padrão, pois os benefícios de aplicarmos a tecnologia BIM nos projetos de construção civil são promissores.

Atualmente, há muitas empresas que estão integrando o BIM em suas operações e gestão de obras, e já estão colhendo benefícios com ele, porém os benefícios reais do uso do BIM só serão vistos quando todos se adaptarem a seu uso em maior escala. Desse modo, preparamos esse conteúdo para explicar melhor como o setor de construção civil pode fazer uso desse modelo para ganhar mais eficiência.

Tecnologia BIM na construção civil: 4 motivos para usar

A tecnologia BIM (Building Information Modeling) tem sido cada vez mais utilizada na construção civil, pois essa tecnologia oferece vários benefícios para o setor de construção, como: 

● Previsibilidade de custos

Na construção civil, o BIM ajuda os proprietários e os profissionais responsáveis pelos projetos a melhorarem a previsibilidade de custos, pois permite que os profissionais vejam com maior clareza a questão da viabilidade, de um modo geral, do empreendimento relativa a cada etapa do projeto. 

● Melhor colaboração entre os envolvidos e maior produtividade

A tecnologia BIM oferece uma plataforma colaborativa, em que todos os envolvidos no projeto de construção podem compartilhar informações sobre materiais específicos necessários para determinados componentes estruturais do empreendimento. Isso reduz significativamente o tempo gasto, ao mesmo tempo que cada parte da equipe consegue obter imediatamente informações relevantes de outro profissional sem a necessidade de realizar reuniões extensas.

● Maior precisão

Como oferece uma visualização 3D detalhada dos projetos, o BIM permite aos profissionais da construção civil minimizar os erros de projetos e construção, evitando retrabalhos.

● Mais sustentabilidade

O BIM também ajuda a tornar os projetos e construções mais sustentáveis, pois permite aos profissionais tomarem decisões mais precisas sobre os materiais, recursos energéticos e outras questões relacionadas à sustentabilidade. Desse modo, a tecnologia BIM aumenta a produtividade na construção civil, proporcionando que os projetos sejam desenvolvidos com maior rapidez e precisão.

Além disso, a tecnologia oferece recursos que otimizam também a organização de informações para a obtenção de certificados e licenças necessárias segundo a nova Lei de Licitações, no caso de obras públicas. Dessa forma, com ajuda do BIM, a equipe responsável pelo projeto garante que o empreendimento esteja em conformidade com as normas locais para realizar projetos de construção, ajudando a identificar os requisitos de aprovação e evitando que a construção seja parada devido a imprevistos ocasionados pelo atraso informacional.

Portanto, podemos concluir que os pilares da tecnologia BIM (integração, colaboração, acesso facilitado à informação e conectividade) oferecem grandes benefícios aos projetos de construção civil, pois essa é uma área extremamente exata, e é nesse ponto que a tecnologia BIM se destaca, oferecendo os requisitos necessários para ajudar a maximizar a produtividade dos profissionais envolvidos e aumentar a qualidade e o desempenho dos projetos.