A certificação ambiental é uma garantia aos consumidores de que um produto possui diferenças de produção associadas a uma maior qualidade ambiental, ou seja, uma certificação ambiental demonstra que uma empresa adota todas as medidas ambientais, desde o fornecimento de matéria-prima até o descarte de resíduos ou um selo concedido a um empreendimento, comprovando o atendimento às normas técnicas de eficiência no uso dos recursos naturais e energéticos e nas emissões de gases e outros poluentes.
Porém, quais os tipos de certificações ambientais que uma empresa pode obter?
Primeiro, é importante saber que essas certificações são obtidas por empresas que desejam garantir a implementação de políticas ambientais, demonstrar comprometimento com práticas sustentáveis ou estabelecer um sistema de gestão ambiental. Portanto, para obter uma certificação ambiental, além de implementar práticas sustentáveis em seus processos e projetos, a instituição precisa cumprir todas as leis e regulamentações ambientais aplicáveis.
A International Organization for Standardization (ISO) é uma organização não governamental fundada em 1947 e sediada em Genebra, na Suíça, como uma aliança global de organismos nacionais de normalização. Dessa maneira, a ISO conta atualmente com mais de 100 membros, um para cada país, incluindo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Conheça abaixo os tipos de certificações ambientais mais comuns no Brasil:
- Rótulo Ecológico ABNT
Este certificado ambiental se aplica a qualquer setor industrial. Considera o ciclo de vida de um produto, incluindo extração, fabricação, distribuição, uso e descarte;
- Selo FSC
Este é um certificado que garante que toras, lenha, móveis e papel sejam produzidos de forma sustentável desde a extração até a venda;
- Produtos orgânicos e biodinâmicos certificados pelo Selo IBD;
- ISO 14001
Esta norma certifica sistemas de gestão ambiental, talvez a mais conhecida das certificações ambientais. Desde 1971, a ISO estabeleceu três comitês técnicos dedicados à padronização de métodos e análises ambientais: TC-146 – Qualidade do Ar, 56 TC-147 – Qualidade da Água e TC-190 – Qualidade do Solo. Desde então, a importância da padronização relacionada ao meio ambiente cresceu.
Desde 1978, a necessidade de identificar produtos e processos com pouco ou nenhum impacto negativo no meio ambiente levou ao surgimento de rótulos ecológicos ou “selos verdes” de diversos tipos e abrangências;
- Produto Orgânico Brasileiro
Trata-se de um certificado para uso na agricultura, que garante que o produto não foi submetido a nenhuma intervenção química, como o uso de agrotóxicos e fertilizantes artificiais;
- Selo LEED
Esta certificação garante a eficiência de edificações no que diz respeito às emissões de energia, água e gases com efeito de estufa. Foi criado pelo United States Green Building Council (USGBC). É concedido por pontos e dividido em quatro categorias: Certificado, Prata, Ouro e Platina.
Mas como obter essas certificações ambientais ? Veja a seguir o passo a passo:
O primeiro passo para obter uma certificação ambiental é entender qual é a certificação certa para o seu ramo de negócios.
No segundo passo, a empresa deve levantar informações para se familiarizar com as regras e procedimentos necessários exigidos e adquirir uma norma. Em seguida, é necessário entrar em contato com um certificador ou organizações credenciadas que certificam e regulamentam o trabalho na área do meio ambiente para conhecer o tempo e o investimento necessários para uma auditoria de certificação.
Aliás, essas organizações, por sua vez, devem ser igualmente certificadas tanto pelo Sistema Brasileiro de Certificação (SBC) quanto pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A terceira etapa requer uma pré-auditoria para avaliar a prontidão da empresa para o processo final.
O quarto passo é realizar a auditoria de certificação. Nessa etapa, é analisado o relatório de emissão do certificado ambiental, que informará que o processo ou projeto foi concluído e que tipo de certificação foi realizada.
Na última e quinta etapa, ocorre uma manutenção, em que os auditores serão responsáveis por visitar a empresa e verificar se os procedimentos estão sendo realizados corretamente, além de facilitar a renovação da certificação.
Dessa maneira, pode-se verificar que não é simples obter uma certificação, requer uma série de procedimentos, além de despertar em toda a cadeia produtiva, no campo da construção social e civil, a reflexão sobre não só a abordagem de instituições que ainda não aderiram a essa renovação, mas também o comportamento e o papel de todos na criação de espaços urbanos de vida e trabalho.
A ISO 14001, a certificação ambiental mais desejada do mundo
É impossível falar em certificação ambiental sem enfatizar a ISO 14001. Ao considerar a sustentabilidade, é simplesmente o padrão mais necessário e exigido globalmente. A ISO 14001 foi criada pela International Organization for Standardization (ISO) com o objetivo de criar e adotar o chamado Sistema de Gestão Ambiental (SGA) nas empresas certificadas, garantindo que as empresas certificadas sejam eficazes na implementação da gestão ambiental.
Portanto, é preciso estar atento e entender todas as mudanças na legislação ambiental brasileira, o que exige tempo, foco e expertise na busca por fontes de otimização de recursos e redução do impacto ambiental das operações comerciais e industriais, pois os certificados ambientais são elaborados para facilitar ações adequadas a cada situação, a cada projeto e implementação empresarial.
A Kl Engenharia conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados para atuar com responsabilidade e comprometimento no atendimento à legislação e às melhores práticas ambientais em projetos, planos e programas nesse segmento.