Em ambiente corporativo, o compliance é o que define uma excelente base de comportamento, integridade e responsabilidade de uma instituição. Isso, por sua vez, promove a confiança dos funcionários e dos clientes da empresa.
Mas quais são os principais benefícios que a área de compliance pode trazer para a empresa? E como uma organização deve implantar esses padrões?
Bom, além de acompanhar e analisar o nível de conformidade geral de uma instituição e das atividades desempenhadas, o compliance apresenta outros benefícios significativos para uma empresa. Vamos conhecê-los!
1. Prevenção de fraudes e riscos financeiros: o compliance ajuda a monitorar as operações financeiras e outras atividades relacionadas da empresa, reduzindo o risco de fraudes e erros financeiros;
2. Redução de penalidades legais: seguir as regulamentações legais e os padrões éticos ajuda a prevenir multas e outras penalidades legais;
3. Maior transparência: o compliance promove a transparência em todas as operações da empresa, o que gera confiança das partes envolvidas;
4. Vantagem competitiva: as empresas que adotam práticas de compliance são vistas como mais confiáveis, o que contribui para uma boa imagem e credibilidade;
5. Melhoria da governança corporativa: a área de compliance trabalha para promover uma governança corporativa mais sólida, garantindo que a empresa siga as melhores práticas de governança.
Como implantar o compliance nas empresas?
Um sistema de compliance pode ser implantado por profissionais internos, desde que devidamente treinados, ou por contratação de serviços externos (terceirização). A segunda opção é mais indicada para quem precisa começar do zero, pois pode contar, desde já, com um parceiro com ampla expertise, pois a implementação do compliance requer o apoio técnico de profissionais que farão:
- uma análise global de todas as divisões da empresa;
- o mapeamento dos processos;
- uma avaliação individual das práticas adotadas interna e externamente.
De posse dessa análise, a consultoria poderá auxiliar na reestruturação da empresa, treinamento de funcionários e criação de novos processos de trabalho, em conformidade com a legislação fiscal, tributária, trabalhista e aplicável à empresa.
Dessa forma, como você pode ver, usar o compliance para orientar as práticas organizacionais traz muitos benefícios, reduzindo significativamente o risco de um negócio, além de criar um ambiente de trabalho mais saudável e seguro para os funcionários e uma reputação sólida da empresa no mercado atual.
Portanto, conhecer o seu negócio, entender as regras que devem ser seguidas para garantir a segurança jurídica e aplicá-las no dia a dia da empresa, por meio de um sistema compliance, é uma excelente forma de contribuir para a convivência saudável e a sustentabilidade de uma empresa séria.