KL Engenharia


O objetivo geral de uma manutenção é garantir o máximo rendimento, tempo de atividade e eficiência de um projeto de energia solar. 

E como fazer isso? É aí que entra a importância da manutenção de um sistema de energia solar, pois os sistemas fotovoltaicos, assim como qualquer outro projeto, requerem manutenção para garantir um bom desempenho durante sua vida útil.

Por isso, neste artigo, explicaremos a importância da manutenção para usinas de energia solar. 

ENTENDA A MANUTENÇÃO DE UMA USINA SOLAR

O SFV (sistema fotovoltaico) de uma usina solar é composto por diferentes tipos de equipamentos que exigem cuidados específicos. Portanto, para isso, existem dois tipos de manutenção: preventiva e corretiva. 

Manutenção Preventiva

Como o nome já sugere, a manutenção preventiva é uma estratégia de monitoramento proativo que envolve a revisão regular e de rotina do equipamento fotovoltaico para reduzir a probabilidade de falha que, por consequência, pode levar a um tempo de inatividade não planejado do projeto. 

Portanto, por meio de uma limpeza programada (com os materiais adequados), reparos, ajustes de conexões elétricas e uma abordagem preventiva, aumenta-se a disponibilidade e a produção operacional dos equipamentos das usinas solares.

Manutenção Corretiva

Esse tipo de manutenção ocorre quando o problema já está presente, ou seja, já é uma medida reativa, por isso a importância da manutenção preventiva.

Sendo assim, esse tipo de procedimento é necessário para restaurar o dano ou fazer a troca de componentes com falha. Abrange as atividades realizadas pela equipe de manutenção para restaurar um sistema, equipamento ou componente de uma placa fotovoltaica para que, assim, ela possa desempenhar a função necessária com toda a sua produtividade.

Na manutenção corretiva, são feitos basicamente os seguintes passos:

  1. Diagnóstico de falhas: também chamado de solução de problemas para identificar a causa e a localização da falha;
  2. Reparo temporário: para restaurar a função necessária de um item defeituoso por um tempo limitado, até que a troca do item seja realizada;
  3. Reparação: para restaurar permanentemente ou fazer a troca de qualquer peça danificada.

No caso dos parques solares, equipes de empresas especializadas são responsáveis por essas inspeções e reparos. Se algum item da usina apresentar problemas ou levantar preocupações, medidas corretivas serão tomadas. A KL Engenharia oferece serviços completos de manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos instalados, a fim de que o projeto implementado opere com o máximo de eficiência, levando sempre o melhor para os nossos clientes.