A tecnologia BIM (Building Information Modeling) vem, cada vez mais, crescendo dentro do mercado da indústria da construção, porém qual a importância da tecnologia BIM para o profissional de engenharia civil no mercado atual?
Bom, essa questão é algo que os profissionais que atuam na área de construção civil devem refletir, pois o BIM é uma abordagem inovadora e ajuda o processo construtivo a correr tranquilamente, proporcionando aos profissionais segurança e confiança, através da modelagem 3D de edifícios, sistemas construtivos e instalações, permitindo-lhes acessar e compartilhar informações de projeto de construção de forma mais eficaz.
Dessa forma, a importância da tecnologia BIM para os profissionais de engenharia civil tem a ver com possibilitar que esses profissionais visualizem os projetos antes de iniciá-los, ou seja, a tecnologia reduz o tempo de planejamento e permite que eles façam alterações antes que os materiais sejam comprados ou instalados, diminuindo, assim, o desperdício de materiais, reduzindo os custos de construção e acelerando o processo de desenvolvimento do projeto.
Veja abaixo alguns benefícios do BIM para o aperfeiçoamento do trabalho do profissional de engenharia civil:
● Identificar problemas potenciais de suporte estrutural, de condensação e de integração de sistemas;
● Facilitar a comunicação entre os envolvidos em um projeto de construção, já que o modelo de projeto pode ser compartilhado entre os membros da equipe e atualizado em tempo real;
● Permitir que o engenheiro gerencie melhor o projeto, administre os custos e cumpra os prazos de construção.
Portanto, a tecnologia BIM tem se tornado cada vez mais importante para as práticas de engenharia civil e para a qualidade do trabalho do engenheiro e outros profissionais do nicho, possibilitando que eles trabalhem de forma eficiente e preventiva.
BIM valoriza a formação do profissional de engenharia civil
Com a disseminação da tecnologia, cada vez mais o mercado da engenharia busca profissionais mais qualificados e atualizados, e uma qualificação que tem sido requerida nas vagas para engenheiro é o conhecimento em BIM (Building Information Modeling).
Além disso, o mercado da indústria de construção civil já se encontra representado, em grande parte, pelo uso do BIM em seus projetos. Nesse contexto, foi criado o Decreto BIM, que estipulou que projetos de construção em alguns ministérios do País usem o BIM em novas edificações.
O Decreto n.º 10.306, de 2 de abril de 2020, decidiu que o método deve ser utilizado primeiramente no setor público, com base no trabalho do Ministério da Infraestrutura e do Ministério da Defesa. Porém, há ressalvas de que a tecnologia, que ganhou tanto destaque no setor público, deve migrar para o setor privado, em que muitos escritórios de arquitetura, engenharia e construção participam de licitações de obras públicas.
Sendo assim, saber executar o BIM é de grande importância para o profissional de engenharia civil, pois é uma habilidade constantemente exigida no currículo de engenheiros a fim de melhorar a eficiência dos projetos e possibilitar uma abordagem de uma mudança real na mentalidade dos profissionais para o avanço da modernização da indústria da construção.
Existem diversas formas de aprender a usar o BIM. A principal delas, e mais segura, é procurar por cursos oferecidos em universidades, institutos de ensino e empresas de tecnologia.
Como o profissional de engenharia civil usa o BIM?
Para usar o BIM na engenharia, o primeiro passo é criar um modelo 3D que seja capaz de representar o projeto em todas as suas dimensões, incluindo elementos estruturais, sistemas mecânicos e elétricos, bem como as informações de design.
Em seguida, os engenheiros devem adicionar os dados relevantes ao modelo 3D para torná-lo mais detalhado. Esses dados podem incluir informações sobre materiais, equipamentos, cálculos de estrutura, documentação e outros dados relevantes para o projeto.
Depois de criar o modelo 3D, os engenheiros podem usar as ferramentas de BIM para analisar o projeto em todas as suas dimensões. Elas permitem que os engenheiros visualizem os projetos em 3D, detectem erros, façam alterações e simulam condições reais.
Dessa forma, constata-se que o futuro do BIM é extremamente promissor, o que significa que o setor da engenharia e indústria da construção estão se movendo em direção a uma abordagem mais inteligente e colaborativa. Espera-se que essa tecnologia continue se desenvolvendo e se tornando mais acessível para todos os setores da indústria de construção civil.