KL Engenharia


Alguns projetos de saneamento exigem um trabalho mais discreto em relação ao que os métodos tradicionais de perfuração podem oferecer. Com o Método Não Destrutivo (MND), a perfuração do subsolo no decorrer da obra é feita de maneira simples e traz diversos benefícios para os projetos de engenharia.

Por operar através de uma perfuração mais precisa no solo, o MND dispensa perfurações desnecessárias, que estragam o piso do local da obra e que causam transtornos no entorno dela. Não é necessário abrir valas a céu aberto para que as tubulações sejam instaladas ou corrigidas, pois, por meio desse único furo, as máquinas conseguem desenvolver o trabalho necessário no subsolo. A velocidade do Método Não Destrutivo, somada ao seu excelente desempenho, entrega um ótimo custo benefício.

Além disso, essa tecnologia também reduz os danos ambientais causados por obras de saneamento, visto que ela não interfere nos cursos de águas subterrâneas, nem polui águas de rios e lagoas e, também, minimiza o impacto nos centros urbanos, por não prejudicar o funcionamento de rodovias, avenidas e outros espaços que recebem um fluxo considerável de pessoas.

O Método Não Destrutivo funciona através de algumas etapas. Resumidamente, primeiro é feito um furo piloto utilizando um fluido de perfuração e uma cabeça de perfuração com uma sonda acoplada. Essa tecnologia emite sinais captados na superfície que geram informações, como profundidade, angulação e direcionamento da perfuração. Depois desse processo, é realizado o pré-alargamento, que acontece quando a perfuração chega ao seu ponto máximo. Nessa etapa, a “cabeça” do perfurador é trocada por uma peça cônica que leva o furo ao diâmetro desejado. A terceira etapa é a puxada de tubulação, que funciona com a tubulação presa no alargador, controlando a velocidade, a injeção de fluidos etc., concluindo, assim, as etapas do MND.

A KL Engenharia desenvolve projetos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos, projetos de saneamento básico, dentre outros na área de saneamento, utilizando sempre as melhores tecnologias e entregando trabalhos com eficiência, como a implantação da reabilitação da infraestrutura com substituição de redes de ligação de água, em bairros no município de Campinas, por Método Não Destrutivo – MND, que vem sendo realizado há 17 meses em consórcio com uma empresa parceira.