Grupo-2.png



Assim como existem vários tipos de fontes de energia limpa (solar, eólica, biomassa, hidráulica etc.), também existem diversos tipos de projetos utilizados para a produção de energia renovável, como parque solares e hidrelétricas.  A propósito, uma empresa pode realizar diferentes projetos, incluindo sistemas solares fotovoltaicos, turbinas eólicas e sistemas de geração de energia a biomassa.

E, falando nisso, você sabe quais tipos de projetos de energia renovável já existem pelo mundo? Muitos.

Por isso, a seguir, listamos alguns projetos interessantes de energia renovável.

PARQUE SOLAR DO DESERTO DE TENGGER

A maior fazenda solar do planeta, assim é chamado o incrível Parque Solar do deserto de Tengger.

Esse grande empreendimento de projeto fotovoltaico tem capacidade que excede 1.500 megawatts e é, atualmente, a maior usina solar do mundo em termos de produção, otimização energética e tamanho.  

Embora haja poucos registros públicos sobre o parque solar, ele é um símbolo poderoso do esforço da China para a sustentabilidade.

PROJETO PARQUE EÓLICO GANSU

O Parque Eólico Jiuquan, também conhecido como Parque Eólico Gansu, foi aprovado pelo governo chinês em 2008 e consumou a ambição da China de se tornar um líder global em energia renovável.

O projeto de energia eólica inclui 18 parques eólicos em operação na província de Gansu, no oeste da China. O parque gera 20.000 megawatts de eletricidade.

Aliás, a China, que vem investindo já há algum tempo em geração de energia renovável, pode ter ultrapassado até mesmo os EUA como a maior fabricante de turbinas eólicas.

A MAIOR USINA HIDRELÉTRICA 100% BRASILEIRA

A Usina Hidrelétrica Belo Monte, instalada no rio Xingu, no estado do Pará, tornou-se a matriz energética mais limpa e renovável do mundo.

Com capacidade instalada de 11.233,1 MW e capacidade média de geração de 4.571 MW, a hidrelétrica se utiliza de tecnologias modernas, com os mais rígidos princípios de sustentabilidade, respeitando a natureza e as comunidades do entorno.

O projeto opera em regime de fio d’água, que não dispõe de reservatório de água ou possui dimensão menor do que poderia ter. Esse tipo de construção propicia um menor impacto ambiental.

Porém, ultimamente, esse tipo de usina tem sido objeto de discussões entre especialistas da área, pois há dúvida se ela é realmente a melhor alternativa de hidrelétrica.

TERMOVERDE CAIEIRAS (BIOMASSA | BIOGÁS)

A Usina Termoverde Caieiras é um projeto movido a biogás de aterros sanitários, que geram uma grande quantidade de metano, um dos gases do efeito estufa.

Antes da construção da usina, o gás era queimado em um sistema que o transformava em dióxido de carbono, que é menos nocivo para o planeta. Porém, agora com a termoelétrica, o metano será transformado em eletricidade, proporcionando uma grande redução na quantidade de resíduos que produzimos hoje.

A Termoverde tem uma capacidade instalada de aproximadamente 30 MW e é composta por 21 módulos motogeradores de 1,4 MW cada um. A maior usina termelétrica é capaz de abastecer até 130.000 residências.

Esse tipo de projeto também traz uma grande relevância no setor de energia renovável para o País, pois abre portas para consolidar definitivamente o segmento de biogás e biometano na matriz energética brasileira.

O FUTURO DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS

Empreendimentos sustentáveis ​​comprovam que investir em energia renovável é o caminho mais próspero para a sociedade. De acordo com um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), espera-se que a energia renovável represente quase 95% do crescimento da capacidade global de energia até 2026, com a energia solar fotovoltaica representando mais da metade disso. A KL Engenharia elabora projetos e estudos de viabilidade de energia solar, além da gestão integral de usinas de energia renovável.