KL Engenharia


Com a questão das mudanças climáticas, a geração de energia limpa está em constante evolução e se tornando cada dia mais viável. Atualmente, temos, no Brasil, diversas fontes de energia limpa, dentre elas, a energia solar, que vem crescendo de forma exponencial nos últimos anos. Porém, para saber se essa alternativa é uma boa opção para seu projeto, é necessário analisar alguns fatores que impactarão diretamente na viabilidade de implantação do projeto. A princípio, você deve fazer um estudo de viabilidade, em que especialistas da área irão avaliar e descobrir os pós e contras da implantação desse tipo de energia.

No artigo de hoje, abordamos alguns aspectos, dúvidas e definições acerca do assunto. Boa leitura!

O QUE SÃO PARQUES SOLARES FOTOVOLTAICOS?

Uma usina de energia fotovoltaica, também conhecida como parque solar, é um sistema fotovoltaico de grande escala projetado para fornecer energia à rede elétrica nacional. Ao contrário dos painéis solares distribuídos em residências, esse tipo de projeto fornece eletricidade a um nível bem maior.

Os parques solares são normalmente construídos por empresas de geração e distribuição de energia, e não operam sob regras de geração distribuída. São grandes instalações (bem acima de 3 MW) contratadas pelo governo em leilões de energia elétrica e, posteriormente, vendidas a consumidores atendidos pelos revendedores. Outro aspecto importante é que, independentemente das ações dos consumidores, a energia gerada é também injetada no sistema elétrico nacional.

Além dos projetos contratados em leilões, as usinas solares também são construídas por empresas que atuam no mercado livre de energia, seja para autoprodução ou comercialização de energia.

VIABILIDADE FINANCEIRA

Um bom investimento requer muito planejamento e cuidados. Nesse contexto, é que surge a importância do estudo de viabilidade financeira, no qual o projeto é analisado, do início ao fim, para saber se é viável ou não.

Com o aumento da demanda de energia elétrica no mundo, a energia fotovoltaica vem como uma boa alternativa para suprir esse consumo e diversificar a matriz energética do País. Porém, a principal dúvida dos investidores desse tipo de projeto é: “O projeto é viável financeiramente?”.

Nesse contexto, para responder essa pergunta, analisar a viabilidade financeira é de extrema importância, pois, dessa maneira, você terá dados reais sobre o investimento necessário e o retorno financeiro pós-implantação.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração e que impacta diretamente na viabilidade financeira de um projeto é a vida útil dele. No caso de um Parque Fotovoltaico, por exemplo, ele tem uma vida útil de mais ou menos 25 anos.

VIABILIDADE TÉCNICA

O bom desempenho de um projeto de energia solar vai depender do seu acompanhamento desde a sua primeira consultoria, por isso a importância de um estudo de viabilidade técnica. Nesse tipo de estudo, será identificado: o melhor local para o desenvolvimento do projeto e da conexão elétrica, elaboração de um layout preliminar, definição das possíveis restrições, definição da potência, além do acompanhamento e gestão junto aos órgãos e agências reguladoras. Todo esse cuidado é essencial, pois cada projeto tem suas particularidades.

A instalação de usinas solares requer vários hectares de terra e geralmente é realizada em áreas semiáridas remotas, que, muitas vezes, apresentam altas incidências de radiação solar diariamente. No Brasil, as mais potentes usinas de energia solar, em termos operacionais, são:

  • Parque Solar São Gonçalo – 608 megawatts – São Gonçalo (PI);
  • Complexo Solar Pirapora – 321 megawatts – Pirapora (MG);
  • Parque Solar Nova Olinda – 292 megawatts – Ribeira do Piauí (PI);
  • Complexo Solar Ituverava – 292 megawatts – Tabocas do Brejo Velho (BA);
  • Parque Solar Lapa – 168 megawatts – Bom Jesus da Lapa (BA).

Com uma equipe capacitada em desenvolver projetos de geração de energia, desde os estudos preliminares até o gerenciamento da implantação e supervisão das obras, a Kl Engenharia preocupa-se em oferecer aos seus clientes o melhor em termos de qualidade, compromisso com os prazos e redução de custos na elaboração e execução desses serviços.